Você já ouviu falar da Rinoplastia SPAR? Ao contrário das técnicas tradicionais, onde para corrigir o nariz se retiram partes deformadas ou desproporcionais, o procedimento aperfeiçoado pelo Dr. Wilson Dewes preserva a estrutura original do nariz. Em outras palavras, trata-se de uma cirurgia conservadora, principalmente do dorso nasal, que deixa o nariz do paciente com um aspecto bastante natural.
Este princípio, retomado aqui na Clínica Dewes pelo ano de 1995, pouco a pouco difundiu-se entre os cirurgiões, sendo hoje tema de recorrentes cursos, congressos, homenagens e premiações pelo mundo. Mas antes de nos aprofundarmos nos benefícios da Rinoplastia SPAR, convidamos você a conhecer um pouco da história por trás desta renomada técnica, que foi formalizada em parceria com o Dr. Mário Ferraz.
A Rinoplastia SPAR, vale ressaltar, é considerada por Dr. Wilson Dewes como uma versão mais evoluída da técnica “Push Down”, introduzida na Medicina por Cottle, em 1954. Esse avanço foi desenvolvido ao longo das operações que Dewes realizava em crianças com fissuras labiopalatinas, quando percebeu que era necessário criar uma técnica mais refinada. Afinal, mais do que beleza estética, sua missão também era proporcionar aos pacientes um nariz funcional. Durante décadas de prática em cirurgia plástica facial, os casos foram sendo cuidadosamente estudados, adaptando técnicas até chegar aos resultados hoje mundialmente conhecidos como Rinoplastia SPAR.
Quando falamos da técnica conservadora de dorso nasal, “Septo-piramidal Ajuste e Reposicionamento” da sigla SPAR, é preciso destacar a principal vantagem oferecida: com ela, não há necessidade de retirar as cartilagens laterais superiores do septo nasal. Isso, por si só, reduz consideravelmente os riscos de comprometimento da função nasal e de resultados estéticos desfavoráveis. Por isso, se o temor é de, após uma Rinoplastia, ter a aparência de “nariz operado”, o SPAR é a alternativa mais indicada.
É importante ressaltar que, independentemente do método, todo cirurgião deve ter profundo conhecimento da anatomia do dorso nasal, assim como de sua relevância no quadro estético e funcional. Inclusive, as experiências do Dr. Wilson Dewes como Otorrinolaringologista forneceram contribuições fundamentais para a criação da técnica SPAR.
Em outras palavras, as Rinoplastias geralmente sugerem redução do dorso nasal, diminuindo com máxima precisão o tamanho de seus componentes individuais (septo, cartilagem, osso e mucosa). Por isso, o domínio completo da anatomia do nariz é fundamental para criar a melhor estética de ponta nasal para cada paciente.
Naturalmente, a Clínica Dewes é pioneira no desenvolvimento e na adoção da Rinoplastia SPAR no Brasil. Já são 20 anos priorizando a naturalidade do nariz, seja operado ou ainda repassando o conhecimento sobre a Preservation Rhinoplasty, com milhares de casos operados. Como você viu, o procedimento aperfeiçoado pelo Dr. Wilson Dewes ganhou o mundo e é tema de congressos devido aos benefícios físicos e estéticos da conservação do dorso nasal.
Além de resultar em uma técnica inovadora, esse esforço científico também culminou na criação da Fundação para Reabilitação de Deformidades Craniofaciais (Fundef), referência em todo o Rio Grande do Sul. Esse grande propósito, inclusive, fundou a nossa clínica. Afinal, era necessário um local para desenvolver esse trabalho.
Com a Clínica Dewes inaugurada, o espaço rapidamente se tornou referência nacional, com workshops de Rinoplastia e cirurgia plástica facial, o que colocou Lajeado na rota de centenas de profissionais como um dos principais destinos para formação de cirurgiões do nariz e da face. Não é por menos que, anualmente, a clínica sedia encontros que reúnem especialistas do mundo todo. Leia mais sobre o último evento clicando aqui.
Faça sua avaliação com a certeza de que esse procedimento, indicado para a maior parte dos tipos nasais, mantém as linhas estéticas e a função nasal, reduzindo potencialmente as complicações. Clique aqui para agendar.
Excesso de pele e gordura nos braços são motivo de desconforto para muitas mulheres. Por isso, a Braquioplastia é uma opção segura para resolver o problema. O procedimento tem o objetivo de retirar o excesso de pele e pode ou não estar associado à Lipoaspiração.
A Lipoenxertia é uma técnica capaz de restaurar o volume de gordura subcutânea por meio do preenchimento com a própria gordura do paciente. É adequada para recuperar contornos e proporções da face ou do corpo, por motivos estéticos e não-estéticos. Pode promover a reposição de estruturas atrofiadas ou ausentes ou o aumento dos elementos em determinados pontos. As áreas doadoras de gordura são as regiões interna e externa das coxas, a região interna do joelho, os flancos, as nádegas e o abdome.
A Lipoaspiração é uma cirurgia plástica ideal para remover gorduras localizadas que não conseguem ser eliminadas de forma natural e também para remodelar o corpo. Podendo ser tratada em diversas áreas do corpo, tais como: braços, pernas (coxas, joelhos, panturrilhas), abdômen, flancos e região da papada.
Procedimento em que se remove o excesso de gordura e de pele e, na maioria dos casos, restaura os músculos enfraquecidos ou separados, criando um perfil abdominal mais suave e tonificado. Ter um abdômen liso e tonificado é algo que muitos de nós se esforça para ter através de exercício físico e controle de peso. No entanto, às vezes, isso não é suficiente para que alcancemos nossos objetivos. Mesmo pessoas com peso corporal e proporção normais podem desenvolver um abdômen protruido, frouxo e flácido. As causas mais comuns destas situações incluem: gravidez, envelhecimento, oscilações significativas no peso, hereditariedade ou cirurgia prévia.
O transplante de cabelos complementa um rol de procedimentos estéticos. Procura-se criar um aspecto agradável aos homens e mulheres com perda de cabelos, restaurando com enxerto retirados da própria pessoa, às áreas de alopecia.
A redução de mama remove o excesso de gordura, o tecido glandular e a pele para atingir um tamanho de mama proporcional com o seu corpo. Seios excessivamente grandes podem causar, em algumas mulheres, problemas emocionais e de saúde. O peso do tecido mamário em excesso também pode prejudicar sua capacidade de levar uma vida ativa. O desconforto emocional e o autoconhecimento, muitas vezes, associados a seios grandes e caídos, é um problema para muitas mulheres, pois podem causar desconforto e dor.
A Blefaroplastia é uma cirurgia plástica feita nas pálpebras – corrigindo o excesso de pele, bolsas de gordura e flacidez muscular que são oriundas do envelhecimento. É considerado um procedimento estético, mas pode ser funcional em alguns casos, corrigindo imperfeições e trazendo bem-estar ao paciente.
A Blefaroplastia pode ser realizada sob anestesia local com sedação, em regime ambulatorial. Não é um procedimento doloroso no pós-operatório e o paciente geralmente se recupera em uma semana – tempo de vir tirar os pontos das pálpebras.
No Brasil – em média – a cada 650 nascimentos, uma criança apresenta algum tipo de deformidade no lábio, palato ou ambos. Pela localização, estas deformidades podem acarretar inúmeros problemas: de alimentação, respiração, fonação, audição e até dificuldades psicológicas e sociais.
As causas para essas malformações que se instalam por volta do terceiro mês de gravidez são ambientais e/ou genéticas.
Crianças que apresentam algum tipo de fissura labial, palatina ou lábio-palatina, devem submeter-se a um programa de recuperação multidisciplinar com: Pediatra, Cirurgião, Otorrinolaringologista, Psicólogo, Fonoaudiólogo, Fisioterapeuta, Assistente Social, Enfermeira, Odontólogo (Geral e Ortodontista), todos trabalhando em uma unidade com objetivo específico de tratamento integrado e a longo prazo.
Pensando nisso, em transformar vidas, o Dr. Wilson Dewes, junto com outros colegas médicos, criaram a FUNDEF – Fundação para Reabilitação das Deformidades Crânio-Faciais – que possui as seguintes etapas:
– Aos 6 meses fechamento da fenda labial e respectivo palato anterior se fissurados duplamente;
– Aos 18 meses: fechamento da parte posterior da fenda palatina ou toda se necessário;
– Por volta de 6 a 8 anos de idade: eventuais retoques de lábios, columela e em torno dos 11 anos, enxertos ósseos visando a orientação dentária;
– Em torno dos 16 anos: correções de nariz e ainda retoques visando estética e função.
Durante todo este período, pais e familiares recebem junto com o paciente acolhimento psicológico e social.
Você sabia que a Rinoplastia é a cirurgia plástica mais frequente no mundo? Com ela corrigimos o nariz – seja por estética ou por deformidades causadas pelo envelhecimento, por traumatismo ou até mesmo pela dificuldade respiratória.
Essa é uma das cirurgias que mais transforma a vida das pessoas – melhorando a respiração e autoestima.
Na hora da avaliação – que antecede a Rinoplastia – são levados em consideração alguns critérios como: tipo de pele, características étnicas, idade e função nasal. São feitas fotos de diversos ângulos para serem avaliadas em conjunto: paciente e cirurgião.
A Rinoplastia não necessita de baixa hospitalar, é uma cirurgia ambulatorial feita aqui mesmo, na clínica. Ela consiste na modelagem e ajuste de partes do nariz (ossos, cartilagem, mucosa e pele). São feitas pequenas incisões e descolamentos internos expondo as partes alteradas. Ressecam-se excessos, moldam-se deformações, adiciona-se o que falta e ajustam-se os elementos.
O tempo de cirurgia é de uma hora e meia a duas horas e sua cicatriz é imperceptível.